4 Dicas para preparar o Elevator pitch PERFEITO!

No mundo dos negócios, são poucas as chances que você terá para mostrar o valor da sua ideia ou até mesmo o valor do seu trabalho! Sendo assim, é de extrema importancia que você tenha sempre pronto o seu Elevator Pitch!


O que é o Elevator Pitch?

Já imaginou entrar no elevador e dar de cara com a pessoa considerada essencial para a evolução do seu negócio? Agora pense que ela apertou o 8 andar e as portas se fecharam. Você tem 30 segundos para convencer essa pessoa de que seu produto é diferente e que ela deve conversar novamente com você. Então, você consegue?     

Pensando nisso, o Space separou 5 dicas pra ajudar você a preparar o seu elevator Pitch perfeito!


1) Defina o seu objetivo

O que você espera com essa conversa? Marcar uma reunião? Dizer o que a sua empresa faz? Dar uma nova ideia para o seu chefe? O que você quer que o ouvinte saiba? 

Nessa hora, você precisa organizar as suas ideias para evitar falar coisas desnecessárias e, por isso, acabar deixando de falar o que deveria. 


2) Explique o que você FAZ ou QUER FAZER

Quando você estiver escrevendo o seu pitch, comece falando um pouco do que a empresa faz ou, se for o caso, falando da ideia que teve, apresente as formas usadas para solucionar problemas e acrescente valor demonstrando alguns dados. Lembre-se, SEMPRE, de se perguntar: o que você quer que o ouvinte mais lembre sobre você? Pois é com isso em mente que você escolherá as informações iniciais. 


3) Deixe claro o seu diferencial

Logo após falar o que a sua empresa faz, lembre-se de dizer o porque ela é diferente das outras. Se no caso o seu pitch for para vender uma ideia, explique porque essa ideia é diferente das outras e porque segui-la é a melhor opção.


4) Junte tudo e pratique!

Agora é só juntar todos os pontos que você colocou e ler em voz alta. Reflita se o texto está interessante, cativante e, principalmente, CURTO. Se quiser, cronometre para saber quanto tempo você demora para expressar tudo. 

Dica Space #1: Quanto mais animado você se mostrar com o que você esta falando, mais a pessoa vai acreditar na qualidade da sua ideia ou produto. Lembre-se que a forma COMO você fala é tão importante quanto O QUE você fala ;)


5) Que tal criar o seu pitch agora?

Entao pegue tudo que voce aprendeu no post e siga o modelo preparado especialmente pelo Space!

"Olá meu nome é (seu nome). Eu (o que você faz) na (nome da empresa), (O que o seu negócio faz) para (o tipo de cliente/segmento) que procuram (qual o problema que esse cliente/segmento tem).

Nosso diferencial é (coloque o diferencial que faz o seu negócio ser melhor/específico que as soluções atuais)."


EXEMPLO - Veja como ficou o nosso pitch!


Olá, meu nome é Raissa. Eu trabalho na área de marketing do Space Coworking, um espaço de trabalho compartilhado em Botafogo/Rio de Janeiro para empreendedores e empresas com foco em negócios digitais que precisam de um espaço de trabalho completo sem a preocupação de gerenciar um escritório próprio.

Nosso diferencial é  ser um espaço com infraestrutura completa, com excelente localização e ambiente mas sem a burocracia de fiadores, IPTU e contratos de longo prazo.

====


E então, pronto para fazer o seu? Coloque o seu pitch nos comentários e vamos trocar feedbacks!

Bibliografia: