5 Passos para gerar um Brainstorming de sucesso com a sua equipe!

Screen Shot 2015-01-12 at 6.33.38 PM.png

Ideias inovadoras não vem e vão com facilidade. Porém quando se têm uma equipe boa e sabe-se criar oportunidades para se explorar o potencial criativo de cada um, você consegue chegar a resultados incríveis e soluções que vão além do esperado. 

Pensando nisso, nós do Space, preparamos uma lista com 5 passos para que o seu processo de cocriação seja tão produtivo quanto alguns que já tivemos por aqui! 

 

1- Defina e destaque o seu problema

Ao se reunir com a sua equipe, escreva BEM GRANDE, e em um local onde todos podem ver, o problema a ser resolvido. Por mais que todos já saibam do problema, é importante tornar visível todo o conteúdo gerado e que será discutido.  

 

2- Forme um circulo e fomente a troca

Reúna seu grupo e um ambiente privado e organize todos em circulo. Dessa forma, você estará estimulando a troca e a participação de todos. Além disso, o circulo simboliza uma igualdade entre os participantes, proporcionando uma valorização na opinião de cada um.

 

3- Aceite todas as ideias

Não rejeite ideias. Cada vez que a pessoa apresenta uma ideia e é rejeitada, ela vai criando bloqueios no seu processo de criação. Além disso, no processo de brainstorming, a quantidade importa muito. Afinal, as vezes, você consegue juntar ideias ou aprimorá-las a partir de outras.

Sendo assim, lembre-se: toda ideia é bem vinda, por mais maluca que pareça, encoraje!  

 

4- Organize o seu processo

Para evitar confusões, estipule um tempo máximo para a reunião. Além disso, faça com que cada um fale de uma vez e anote TUDO como foi dito! Evite interpretar ideias e transcreva-as sem modifica-las.

 

5- Colete suas ideias e transforme em resultados!

Agrupe suas ideias e elimine as duplicatas! Selecione as melhores e crie uma linha de raciocínio para exerce-las. Tente unir as ideais de forma com que elas se tornem complementares para a solução do problema.

 

Que tal agora tentar colocar tudo isso em prática? Fomente a troca de ideias na sua equipe e depois conta pra gente como foi!