5 Passos para se Tornar um Profissional Organizado

Organização pode ser um fator fundamental para a realização de uma tarefa. Infelizmente, grande parte dos profissionais não possuem essa característica tão requisitada no mundo corrido de hoje.

Sendo assim, criamos uma lista de 5 passos que fará de você, um profissional organizado e produtivo. Veja abaixo!

 

1. Crie o habito de fazer uma lista de tarefas (diária ou semanal)

As listas são rápidas e práticas. Quando se tem muita coisa na cabeça, é mais do que natural deixar escapar alguns detalhes. Nessas horas, uma lista de afazeres pode te salvar tanto de um atraso no trabalho, quanto de uma bronca do seu chefe. 

Dicas: Caso você seja ligado a tecnologia, o EVERNOTE possui uma ferramenta muito útil para criar listas. Além disso, o aplicativo pode ser baixado no seu celular e evita o acúmulo de papéis. Ainda é possível usar o mesmo para agendar lembretes que te avisaram quando checar a lista.

 

2. Crie prioridades

Algumas tarefas podem ser mais importante que outras. Um grande erro cometido por profissionais com acumulo de trabalho, é que muitos focam nos deveres mais rápidos (buscando resolver o maior numero) e esquecem que muitas vezes, essas mesmas tarefas podem esperar. Dessa forma, o tempo não rende e no término do prazo, os trabalhos não finalizam.
Dicas: Outro aplicativo muito bom para listas é o Wunderlist. Com esse app, é possivel classificar cada uma das tarefas com base em suas prioridades. Além disso, o Wunderlist envia um e-mail para todos os e-mails cadastrados quando ocorre a realização da tarefa (evitando problemas de comunicação interna com grupos grandes) 

 

3. Divida seus afazeres dentro de um período semanal ou mensal

Separe seu tempo de forma que você consiga criar períodos de descanso para você. A pausa é essencial para acumular disposição e favorecer a clareza do seu cérebro. Uma pessoa descansada é uma pessoa mais criativa e produtiva!

Dicas:  Você pode criar momentos de pausas durante as horas dedicadas a uma tarefa específica. Dedicando-se em partes, você cria um processo para a solução dos problemas. O Resultado é uma solução mais rápida, efetiva e sem criar sobrecargas.

 

4. Acompanhe seu progresso

Para evitar a sensação de que seus esforços não estão gerando resultado, é interessante manter controle do seu progresso. Dessa forma, você estará sempre sabendo o que falta e se há necessidade de delegar tarefas a terceiros.

Dicas:  Crie tabelas e gráficos. São visualmente mais agradáveis e podem facilitar o entendimento. Com eles, você pode analisar a efetividade da sua estratégia e até modificá-la se for o caso. (RDStation é uma boa ferramenta em caso de acompanhamento de progresso de empresas. O app não só fornece uma análise para o cliente, como também proporciona ferramentas para aumentar resultados. Vale apena dar uma conferida!)

 

5. Planeje uma data limite

Planeje uma data limite anterior ao prazo final REAL. Dessa forma, o seu planejamento será feito para que caso haja algum imprevisto, o trabalho não saia prejudicado.

Dicas:  Faça um planejamento e se mantenha FIEL a datas.  Não vale relaxar na ideia de que você tem dias extras hein? (eles são para serem usados em caso de emergência)

 

Link Referencial:
http://www.wikihow.com/Get-Organized-and-Concentrate-on-Your-Work