Cinco atitudes que vão mudar suas relações no escritório de trabalho

Passamos a maior parte do tempo no escritório, mas não conhecemos bem os nossos colegas de trabalho. Estar conectado tem muitas vantagens para o desempenho pessoal e organizacional. É sabido que as equipes trabalham melhor em conjunto, então selecionamos algumas ferramentas muito eficazes para inspirar mais conectividade com a sua equipe.

 

1. Promova conversas diárias

Já viu um esporte de equipe que não conversa? Reunindo-se com sua equipe no escritório por 5-10 minutos, todas as manhãs, você pode fazer um rápido check-in sobre como cada um se sente e em que estará trabalhando.. Essas conversas incentivam a compartilhar informações com seus colegas, e ao mesmo tempo ajudam você a se manter informado sobre como eles estão se sentindo e o que está acontecendo em sua vida. Pode levar algum tempo para se acostumar com a idéia, mas ela logo se torna natural.

2. Indique seu humor em um painel de clima

O departamento de TI de uma empresa dinamarquesa decidiu colocar um painel de clima em seu escritório. Após a chegada diária, os funcionários colocam uma etiqueta verde ou vermelha ao lado do nome. Verde significa "Eu estou tendo um bom dia", enquanto que o vermelho significa "Eu estou tendo um dia ruim". O painel de clima ajuda a equipe a compartilhar informações importantes sobre seu estado de espírito, dando espaço para fazer o seu membro se sentir confiável e valorizado. Este método também fornece pouco espaço para as pessoas se sentirem mal por semanas. Se alguém coloca um marcador vermelho por cerca de uma semana, as pessoas tendem a perguntar (e ouvir!) o que se passa. Nós todos temos dias ruins, e todos eles passam!

3. Comece suas reuniões com um check-in

As pessoas podem trazer muitos papéis para a mesa quando eles entram em uma reunião. Talvez elas estejam tão cansadas, ou estejam em um dia ruim. Um check-in dá espaço a estes sentimentos, de modo que eles não têm que ser trazidos para a reunião. Durante o check-in, que ocorre antes de uma reunião no escritório, as pessoas são incentivadas a  trocar informações sobre como se sentem. Isso não requer nenhum investimento prévio de tempo e nenhuma resolução sobre os temas. Estes curtos períodos permitem que as pessoas se identifiquem sobre como se sentem, se estão conectados (ou desconectados) do trabalho atual, do processo de grupo e dos seus colegas. Além disso, questões menores podem ser facilmente resolvidas através deste contato pessoal.

4. Construa o muro do elogio

Não é ótimo receber elogios? Ouvir que você fez muito bem uma tarefa? A agência de inovação de Londres inventou o Wall of Praise (Muro de Louvor, em uma traduçao livre). A ideia é que cada funcionário possa elogiar qualquer outro funcionário por suas boas ações. As melhores indicações são postas em um mural na área mais movimentada do escritório em letras grandes e chamativas. O muro do elogio, como o nome sugere facilmente, nos dá uma mão para dizer ao outro o que fazemos bem. Somos todos bons em criticar. Vamos falar sobre o que os outros (e nós mesmos) fazem bem.

5. Faça uma saudação nível 5!

Então, nós apenas conversamos sobre o painel de clima exibindo humores 'bons' e 'ruins'. Veja abaixo uma lista gradativa de níveis de abordagens para dizer um bom dia no trabalho:

Nível 0: ignorando os outros completamente.

Nível 1: grunhindo com os outros.

Nível 2: dizendo Bom dia, evitando o contato visual.

Nível 3: Nível 2, só que agora incluindo o contato visual.

Nível 4: Adicionando um verbo ou uma frase do tipo "como você está?"

Nível 5: BOM DIA com um aperto de mão ou um tapinha nas costas. Abraçar também é permitido!

 

Quantas vezes você se aproxima dos seus colegas de trabalho com uma abordagem de nível 5? Quantas vezes você pensa sobre sua saudação matinal? Basta tentar a saudação nível 5, e descobrir os efeitos de si mesmo!

 

Fonte: http://www.betahaus.com/berlin/2016/08/five-ways-to-create-more-connection-in-the-workplace/