Coworking ou escritório próprio? Qual ambiente deixa sua equipe mais feliz?

Você sabia que funcionários que trabalham em Coworking dizem ser mais felizes do que aqueles que trabalham em empresas com escritórios próprios?

Como isso funciona? O que torna os espaços de coworking - definidos como espaços de trabalho onde diversos grupos de profissionais liberais, médias empresas, trabalhadores remoto e outros profissionais independentes trabalham juntos em um ambiente compartilhado - tão eficaz?

Coworking é um ambiente com menor competição

Em primeiro lugar, ao contrário de um escritório tradicional, os espaços de coworking consistem em pessoas que trabalham em empresas, empreendimentos e projetos diferentes. Como existe pouca competição direta ou política interna, essas pessoas não sentem que têm que se colocar sobre um outra pessoa do trabalho para se encaixar. Trabalhar entre pessoas diferentes que fazem tipos diferentes de trabalho, pode também fazer sua própria identidade ficar mais forte.

Um significado diferente para o trabalho

Pessoas que usam espaços de coworking vêm seu trabalho mais significativo. Além do tipo de trabalho que estão fazendo - os freelancers ou nômades digitais que escolhem trabalhar em coworkings relataram encontrar motivação no fato de separarem suas vidas pessoas do trabalho, se vendo impulsionado a produzir mais e obrigado a trabalhar fora de casa.

A solução para um problema pode nascer de um café

            Festa de fim de ano no Space Coworking!

            Festa de fim de ano no Space Coworking!

O significado também pode vir do trabalho em uma cultura onde é quase a norma ajudar uns aos outros, e você esbarra toda hora com oportunidades de fazer isso. A variedade de pessoas no espaço significa que os colegas de trabalho têm conjuntos de habilidades únicas que juntas, podem resolver problemas de forma mais inteligente.

Mais autonomia percebida pela equipe

Sua equipe terá mais controle do trabalho e do tempo. Espaços Coworking são normalmente adaptáveis à vários perfis. As pessoas podem decidir focar em um dia longo, quando elas têm um prazo ou querem mostrar o progresso, ou pode decidir fazer uma pausa no meio do dia para ir a academia. Eles podem escolher se querem trabalhar em um espaço silencioso para que eles possam se concentrar, ou em um espaço mais colaborativo onde a interação é encorajada.

E, embora os coworkers valorizem essa autonomia, também valorizam alguma forma de estrutura em suas vidas profissionais. Muita autonomia pode realmente prejudicar a produtividade porque as pessoas não têm rotinas, mas o ambiente do próprio Coworking ajuda a acertar esse ajuste: a maioria das pessoas que trabalham aqui no Space Coworking dizem que trabalhar em um espaço de coworking e trocar idéias com outras pessoas do mesmo espaço, ajuda a criar estruturas e disciplina.

Assim, paradoxalmente, uma forma simples de estrutura acaba garantindo um bom grau de controle para o time como um todo.

-------------------------------

Não é fácil sair do escritório tradicional e arriscar o modelo de Coworking, eu sei. Mas milhares de empresas como a sua decidiram inovar e muitas delas estão aqui no Space para contar a história. Venha conhecer o nosso espaço e os nossos residentes, tomamos um café e te apresento o pessoal, o que acha? :)