5 melhores bairros para trabalhar no Rio de Janeiro


O Rio dispensa comentários quando o assunto é beleza natural, turismo e diversão. As praias, paisagens e pessoas que circulam por cada espaço da cidade, trazem a gostosa constatação de que as coisas simples são muitas vezes, as mais importantes na vida.

Mas quando se trata de escolher um local de trabalho, é necessário mais coisas do que o que os olhos podem enxergar, certo? O cotidiano de trabalho, sem uma boa estrutura local, transforma qualquer Bossa Nova em um dramático Tango.

Que tal conferir com a gente algumas dicas para escolher o melhor bairro para estabelecer sua startup na cidade maravilhosa?

Acompanhe nosso top 5! Melhores bairros para trabalhar no Rio de Janeiro

5. Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca pode até não ser uma unanimidade entre os moradores mais tradicionais, mas com certeza é um excelente ponto para quem deseja montar um escritório no mesmo local ou muito próximo de onde mora. 

O local conta com boa qualidade de vida e infraestrutura: hospitais modernos, rede de ensino que vai da pré-escola ao pós-doutorado e muitas possibilidades para que o empreendedor possa se desenvolver com cursos e assegurar serviços básicos aos colaboradores.

No quesito de transportes, a integração da Linha 4 do metrô com o sistema de BRT promete desafogar o tráfego da região. Além disso, o desenvolvimento comercial da área faz da Barra da Tijuca um ótimo potencial de prospecção de clientes com gosto diversificado e poder aquisitivo para compra de produtos e serviços de alto valor agregado.

4. Copacabana

A Princesinha do Mar ainda é uma das mais cativantes regiões da Cidade Maravilhosa. Ideal para quem quer estabelecer escritórios em setores de turismo, Publicidade ou empreendimentos com um ar mais artístico, aproveitando a bela paisagem e a referência do local.

Copacabana é um bairro de fácil logística e a grife do nome já imprime um valor fantástico ao produto de qualquer empresa. O bairro oferece três estações de metrô e mais de oitenta linhas de ônibus municipais e intermunicipais, além de redes de hotelaria das mais famosas.

3. Gávea

Próxima à famosa Lagoa Rodrigo de Freitas, esse bairro apresenta bom acesso aos principais pontos da cidade.  A área apresenta diversos atrativos culturais, como:

Arborizado com um belo trabalho urbanístico, esse bairro apresenta a jovialidade e o potencial para que o empreendedor das diversas áreas possam ter boa qualidade de vida e uma atmosfera inspiradora para as tarefas.

Os restaurantes, teatros e atrativos múltiplos da localidade são o tipo de predicados que potenciais clientes irão amar. Imagina poder receber aquele investidor para uma reunião, e logo de cara poder motivá-lo a fechar negócio, tendo ao fundo uma pintura incrível da natureza do lugar e sua gente bonita!

2. Jardim Botânico

Como o nome sugere, esse bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro é cercado por áreas verdes e muito atrativo natural. Tem fácil acesso à Zona Norte pelo túnel Rebouças e tráfego com relativa fluidez. A população é de classe média e classe média alta, podendo ser um nicho muito atraente para investimentos que visem clientela com fidelidade e intenção de adquirir produtos.

Para quem deseja um ambiente de trabalho que estimule a criatividade, mas que não dispensa a harmonia e serenidade, esse bairro é ideal. Importantes clubes esportivos estão sediados nessa região e empresas do setor de mídia, como a Rede Globo de Televisão, que atrai em seu entorno agências de publicidade e grande quantidade de empresas do setor audiovisual.

1. Botafogo


Provavelmente o mais dinâmico bairro dos já citados nessa lista. Possui quase 100 mil habitantes e abriga importantes cartões postais do país, como o morro do Pão de Açucar e Urca.

Além disso, o local é cercado de cinemas, teatros, centros de compras, museus, centros empresariais, consulados, clínicas, hospitais e monumentos preservados dos século XIX. Ufa! É muita coisa nessa área tão valorizada e de um potencial fantástico do Rio.

Grandes empresas, como Furnas, NET, Prudential e Claro estão presentes na região. Nos centros empresariais da praia do Botafogo e Torre Rio Sul, há gigantes corporações como Coca-Cola, Intelig, PSA Peugeot Citröen, Odebrecht, Andrade Gutierrez e IBM. Aceleradoras de startups, como a 21212, Papaya Ventures e Brazil Outsource também estão instaladas na região. Definitivamente, Botafogo é um excelente bairro para começar um negócio. 

E você? Qual o seu bairro preferido?