Alugar uma sala comercial ou espaço de coworking: o que vale mais a pena?


O aluguel de uma sala comercial é o ínicio do sonho de muitos empreendedores. Funciona como um marco que irá definir o início de sua atividade profissional independente.

Mas muitas vezes, deixamos a emoção falar mais alto e não colocamos no papel todos os prós e contras dessa importante decisão.

Alternativas como espaços de coworking trazem mais benefícios e menores riscos que o aluguel de uma sala própria?


Antes de escolher um espaço para o seu negócio, resolvemos explicar quais as vantagens de trabalhar em cada um dos ambientes. Confira!


Sala comercial ou espaço de coworking?

Sala comercial

Alugar uma sala comercial muitas vezes não é uma tarefa simples: o valor de aluguel de um espaço comercial é sempre proporcionalmente maior que um aluguel residencial em uma mesma área. Somando-se a este valor estão as taxas (luz, condomínio, internet, telefone, por vezes até o IPTU) bem como os percalços da burocracia dos contratos estipulados pelas imobiliárias, muitas vezes com multas agressivas e longos períodos de vigência.

As vantagens de alugar uma sala comercial envolvem ter um espaço próprio e customizável de acordo com o interesse do empreendedor. Além disso, a privacidade para reuniões e discussões do trabalho também conta como ponto positivo. Ter uma sala própria também faz bem para o ego do empreendedor e para a imagem da empresa.

Digamos então que você tenha ponderado todos estes itens e decidido alugar o local: sua empresa abriu as portas e agora é hora dar potência total à divulgação, captação de clientes e fazer dinheiro.

É preciso estar atendo para os problemas invisíveis ao primeiro momento, como a perda de foco na adminstração de contas, a distribuição do espaço físico e a necessidade de manutenção, além de custos escondidos como o investimento em mobília e equipamentos.

O coworking

Diante das dificuldades comuns de ter um espaço próprio de trabalho, surgiu o conceito do coworking: trata-se de um novo modelo onde pessoas que atuam de forma independente se unem em um mesmo espaço físico, compartilhando valores, experiências e executando parcerias.

O nome coworking surgiu nos Estados Unidos, mas hoje é um conceito espalhado pelo mundo todo, presente inclusive no Brasil. Num mesmo ambiente, em horários estipulados conforme um plano ou contrato, você divide um ambiente com outros profissionais.

Dessa forma, numa mesma sala podem estar um designer, um programador web, um gerenciador de entregas via bicicletas, um redator, um revisor, um executivo, o gerente de um restaurante que só atende por encomenda - entre tantas outras possibilidades. Essa comunidade e a troca que acontece nela, são os maiores valores de um coworking.

Um coworking é a escolha certa para minha empresa?

Isso depende do perfil da sua empresa. É importante acrescentar que o coworking não prima apenas pela otimização do custeio de manutenção de um negócio que está começando (talvez, com o tempo, seu negócio se expanda a ponto de exigir de um espaço exclusivo);

Porém, uma das maiores vantagens de trabalhar em um coworking é que este espaço oferece a possibilidade de trabalhar de forma colaborativa, propondo alianças entre profissionais de natureza distinta, muitas vezes originando negócios inusitados.

Um espaço de coworking evita assim o risco que se corre ao trabalhar em casa (onde as distrações podem ser muitas, sendo contraproducente para alguns menos concentrados) e estimula a sociabilidade e a troca de experiências. Não é um ambiente perfeito para quem está começando?

Aqui no Space Coworking, dezenas de empresas dividem o mesmo espaço e aproveitam a sinergia dessa troca.

Startups como Blogo, Nativoo, Dujour, Pitaco, Bonuzz, Atende Simples, Zimp são alguns exemplos, além de empresas como a Bem Brasil, Artigos Comunicação, Devoradoras de Livros entre outras.

Já imaginou quanta inovação acontece na hora do almoço, por exemplo? :)


Gostou? Entre agora no nosso site e agende uma diária grátis no Space Coworking!