Mestres do Rock e da Experiência

Os cariocas e turistas de todo o Brasil (e mundo!) estão na contagem regressiva para o maior festival de música do país pelos próximos dois finais de semana. E quando se fala em maior todos já sabem do que se trata, não é mesmo? Sim, o mais amado, o Rock in Rio.

Mas afinal, o que torna o Rock in Rio tão especial? As atrações? Os palcos? A rock street?

A resposta certa é #experiência. Tudo que está no festival durante os 7 dias de festa é voltado para que você viva cada momento da forma mais fantástica possível. Essa é uma das premissas do Rock in Rio desde a sua criação em 1985 e essa característica vem se tornando mais refinada e inovadora a cada edição.

Festival antes das atrações

Photo by  Luuk Wouters  on  Unsplash

Fica claro o quanto a experiência é algo importante quando, mesmo antes de anunciar as atrações, os ingressos já iniciam as vendas e tem uma grande procura. Em uma época de economia instável e enquanto outros festivais internacionais têm sua presença cancelada no Brasil, o Rock in Rio esgota seus ingressos meses antes do seu início o que mobiliza centenas de empresas, aumenta o fluxo de turistas e, consequentemente, gera um impacto positivo na economia da cidade.

Esse é o tipo de confiança que todas as marcas querem de seus clientes. A confiança de saber que antes de tudo, você VAI viver os melhores momentos da sua vida no festival.

UX offline

O termo UX sempre esteve muito ligado a área de tecnologia e por isso é mais utilizado por designers de site, software e aplicativos. Segundo Don Norman, pai do termo UX, “User Experience é tudo! É a forma com que você sente o mundo, é a forma como você experiencia a sua vida, é a forma como você experiencia um serviço, um aplicativo, um sistema de computador. Mas é um sistema. É tudo!” 

Mas como ignorar tudo o que o Rock in Rio faz pensando diretamente da perspectiva do cliente ali, na hora do festival?

A empresa faz ativações também online utilizando as redes sociais como principal veículo e incentiva as empresas parceiras a fazerem o mesmo, mas todo mundo sabe que a magia de tudo está dentro do perímetro da cidade do rock. Além do próprio Rock in Rio, todos os patrocinadores do festival são desafiados a sonhar e implementar formas incríveis e inovadoras de impactar cada pessoa que passar pela cidade do rock. O objetivo de cada estande, brinquedo, ativação ou quiosque é gerar surpresa e emoção, mesmo que a pessoa não participe da ação diretamente.

O objetivo máximo é que, além de vivenciar um ambiente cercado de música, o espectador saia com a sensação de ter ido ao Rock in Rio em sua plenitude.

Experiência é investimento!

Ainda pensa que tudo isso é custo? Então é bom pensar melhor e entender porque na verdade esse é um investimento essencial nos dias de hoje! Dá uma olhadinha na lista do que é possível gerar ao pensar em UX:

  • Fidelização dos clientes;

  • Indicação de usuários;

  • Agrega valor à sua marca;

  • Geração de conteúdo.

Se depois de tudo isso você ainda não se convenceu a seguir os passos do Rock in Rio e investir em processos e ações que deixem o seu cliente maravilhado e acolhido, vá ao festival e sinta a magia. Tenho certeza que não irá se arrepender.

Informações

O Rock in Rio acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 03, 04, 05 e 06 de outubro no Parque Olímpico, localizado no bairro da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro.

E se você vai pro festival direto do Space Coworking aqui em Botafogo, a forma mais fácil e rápida é seguir a seguinte rota:

> Ande até a estação de metrô Botafogo;

> Pegue o metrô no sentido Jardim Oceânico;

> Desça na estação Jardim Oceânico 

> Vá em direção a saída C do metrô e suba para a estação de BRT;

> Pegue as linhas de BRT indicadas para o Parque Olímpico;

> Aproveite muito!! :)